Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020
Tempo: Comum

Memoria: Santos Anjos da Guarda
Cor liturgica: Branco

Evangelho do dia: São Mateus 18,1-5.10

Primeira leitura: Êxodo 23,20-23
Leitura do Livro do Êxodo:

Assim diz o Senhor: 20Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 90(91)
- Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

- Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

- Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

- Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,1-5.10

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquela hora, 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho por São Vicente de Paulo, presbítero
Discurso às Filhas da Caridade, 07/12/1643

Ser o anjo de outra pessoa

Minhas filhas, vós que cuidais das crianças, que lugar tendes junto destes pequenos? Sois, de certa forma, os seus anjos da guarda. Pois bem, minhas filhas, desdenharíeis de acompanhar estas pobres crianças, quando os seus anjos se consideram felizes por permanecer continuamente junto delas? Se eles veem a Deus, é desse posto; se O glorificam, é ao lado destas crianças; se recebem os seus mandamentos, é também aí. São eles que elevam até Deus a glória que Lhe dão estes pequenos seres com as suas exclamações e os seus gorjeios. E consideram uma honra poder servi-los desta maneira. Ó minhas filhas, fazei o mesmo, vós que estais, com estes espíritos gloriosos, encarregadas de cuidar destas crianças.