Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020
Tempo: Advento
Ciclo do Natal

Memoria: Sao Joao da Cruz
Cor liturgica: Branco

Evangelho do dia: São Mateus 11, 16-19

Primeira leitura: Isaías 48, 17-19
Leitura do Livro do Profeta Isaías:

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 1
- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 16-19

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz;

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!' 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.'

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho por Beato John Henry Newman, teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
Meditações e Devoções, 3.ª parte, IV: Pecado, § 2

Converter-se, ouvindo os repetidos apelos de Deus

Meu Senhor Jesus, Tu, cujo amor por mim foi tão grande que Te fez descer do Céu para me salvar, querido Senhor, mostra-me o meu pecado, mostra-me a minha indignidade, ensina-me a arrepender-me sinceramente, na tua misericórdia, perdoa-me. Peço-Te, meu querido Salvador, que tomes posse da minha pessoa. Só o teu perdão o pode fazer. Sozinho, não posso salvar-me; não sou capaz de recuperar o que perdi. Sem Ti, não posso voltar-me para Ti, nem agradar-Te. Se apenas contar com as minhas forças, irei de mal a pior, fraquejarei completamente, tornar-me-ei duro por negligência. Serei eu, e não Tu, o centro de mim próprio. Adorarei qualquer ídolo moldado por mim, em vez de Te adorar a Ti, único Deus verdadeiro e meu Criador [...]. Ó meu querido Senhor, escuta-me! Já vivi o suficiente neste estado: a pairar, indeciso e medíocre; quero ser o teu fiel servidor, não quero pecar mais. Sê misericordioso para comigo, faz com que me seja possível, pela tua graça, tornar-me aquilo que sei que devo ser.