Terca-feira, 27 de Dezembro de 2022
Tempo: Natal
Ciclo do Natal

Festa: Santo Joao, Apostolo e Evangelista
Cor liturgica: Branco

Evangelho do dia: São João 20, 2-8

Primeira leitura: João 1, 1-4
Início da Primeira Carta de São João:

Carissimos: 1O que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2- de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 96 (97)
- Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apóia na justiça e no direito.

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

- As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

- Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20, 2-8

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho por São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja
Sermão 63; PL 144, 857ss.

São João, o discípulo bem-amado

É justo e bom que aquele que foi mais amado por Cristo que todos os mortais seja objeto de um amor particular por parte dos amigos de Cristo, tanto mais que João deu provas de um amor tão grande por nós que partilhou connosco [...] as riquezas da vida eterna que ele próprio tinha recebido. Com efeito, foram-lhe dadas as chaves da sabedoria e do conhecimento (cf Lc 11, 52). [...]

O espírito de João, iluminado por Deus, concebeu a incomparável altura da sabedoria divina quando, na Última Ceia, repousou sobre o peito do Redentor (Jo 13, 25). E, porque no coração de Jesus se encontram «todos os tesouros da sabedoria e da ciência» (Col 2,3), foi aí que ele foi buscar e daí que tirou os conteúdos com que enriqueceu grandemente a nossa miséria de pobres e distribuiu amplamente os bens tomados da fonte para a salvação do mundo. E, porque o bem-aventurado João fala de Deus de maneira maravilhosa, que não pode ser comparada com nenhuma outra entre os mortais, é compreensível que tanto os gregos como os latinos lhe tenham dado o nome de o Teólogo. Maria é Theotokos porque foi verdadeiramente Mãe de Deus, e João é Theologos porque viu, de maneira que não pode ser descrita, que o Verbo de Deus estava junto de Pai antes de todos os séculos e era Deus (Jo 1,1), e também porque no-lo revelou com extraordinária profundidade.